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Como aumentar a felicidade controlando a ansiedade?

Post-Blog-Controlar-AnsiedadeA ansiedade é um dos instintos mais primitivos do ser humano, era esse sentimento que fazia com que os nossos ancestrais ficassem em estado de alerta para perigos de vida na época que compartilhavam ambientes com animais selvagens. E esse instinto o carregamos até hoje, é graças a ele que tomamos decisões e atitudes para resolver problemas.

O verdadeiro problema é quando ela está constantemente presente, nos deixando em estado de alerta o tempo todo, causando medo, desconforto, estresse, mal estar e insegurança. As pessoas que sofrem de ansiedade se caracterizam por não conseguir viver o momento presente.

Por isso, hoje queremos falar sobre como superar esse desafio aos poucos. É importante lembrar que mesmo colocando em prática todos eles, não anula a ajuda profissional de um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra, porque recorrer a eles não é demérito nenhum, é apenas cuidado consigo mesmo.

Por que sentimos ansiedade?

Como a ansiedade nos afeta em nível psicológico, é difícil definir como e por que nos tornamos pessoas ansiosas, já que não há uma via de “contaminação”. Mas a verdade é que a sociedade atual é um meio muito fértil para que esse instinto se instaure permanentemente na nossa mente, já que o estresse e as exigências são cada vez maiores.

Sejam problemas familiares, sociais, no trabalho ou até mesmo afetivos, todos eles quando somados acabam afetado o nosso equilíbrio psicológico, sendo os principais causadores da ansiedade aguda. Se não houver um tratamento efetivo, essa ansiedade pontual pode passar a ser crônica.

Porém, não podemos ignorar que o contato com a internet por muito tempo também é nocivo para a nossa saúde, dado que qualquer coisa em excesso se torna perigosa ao ser humano. Uma pessoa que está online em redes sociais durante várias horas do dia está em contato com muita informação e opiniões diversas das suas, e isso provoca uma alta ansiedade.

Outra das grandes causas da ansiedade é a má alimentação, principalmente daquelas pessoas que comem muita fritura e comidas gordurosas em geral. Uma alimentação balanceada é a melhor solução nesse caso.

Entre os sintomas psicológicos da ansiedade, estão:

  • Preocupação constante;
  • Nervosismo;
  • Medo prolongado e por motivos desconhecidos;
  • Pensamentos catastróficos em relação ao futuro e ao presente;
  • Sensação de que algo negativo irá ocorrer a qualquer instante.

 

Já alguns dos sintomas físicos da ansiedade são:

  • Movimentar braços e pernas constantemente;
  • Muita dificuldade para cair no sono;
  • Tensão muscular;
  • Falta de ar;
  • Sensação de desmaio;
  • Respiração ofegante;
  • Tontura;
  • Dor de barriga;
  • Tremores no corpo.

O cuidado com o corpo para controlar a ansiedade

Como comentamos anteriormente, uma das formas de tratamento da ansiedade é a visita a profissionais que saberão encaminhar o seu tratamento da melhor maneira, e talvez esse seja o tratamento indispensável.

Porém, isso não significa que algumas atitudes no cotidiano não possam ajudar a reverter esse quadro. Ao contrário, a pessoa que decide tomar atitudes para diminuir a ansiedade está dando um passo em direção ao seu bem estar.

A forma mais certeira de cuidar do seu psicológico fora do consultório do profissional da saúde mental é cuidando do corpo, modificando a alimentação para uma balanceada e tendo um maior controle sobre o que realmente acontece com o seu corpo.

Ora, é muito fácil alguém pedir para ter controle corporal, mas para uma pessoa que tem ansiedade, a mente sempre dá um jeito de enganar. Nós precisamos de fatos, precisamos ter certeza de que está tudo bem, e a melhor maneira para isso é verificando números!

A nossa recomendação de balança para o controle visual do seu peso é a Balança Digital Hbf 214la, da marca Omron. E para o controle da sua gordura corporal, pode recorrer ao Monitor de Gordura Digital, da marca Supermedy!

Ambos são aparelhos testados e aprovados cientificamente, que funcionam de maneira digital e que irão lhe mostrar a realidade, fatos que não deixarão a sua cabeça lhe enganar!

Praticando exercício físico

É amplamente divulgado que os exercícios físicos trazem resultados positivos no combate à ansiedade, isso porque quando nos movimentamos liberamos doses de endorfina e serotonina, que estão ligados à sensação de bem estar. E isso normaliza os níveis de ansiedade no corpo.

Entre as formas de exercícios físicos mais procurados por pessoas que têm ansiedade estão:

A compensação da atividade corporal extra

Ok, agora já sabemos que a prática de atividades físicas ajuda efetivamente na normalização da ansiedade, mas e depois que chegar em casa? O que fazer para desacelerar e entrar em um estado de profunda calma?

Você pode optar por criar o seu momento de relaxamento, que será extremamente compensatório após os exercícios. Alongamentos e massagens irão lhe tranquilizar, ajudando a se livrar do estresse que esteve presente durante todo o dia, e que como comentamos anteriormente, é um dos causadores do estado de ansiedade aguda.

Com certeza poderá pedir para alguém fazer uma massagem no seu corpo, pedindo para focar exatamente nos pontos que doem e causam irritabilidade. Porém, sabemos que depender de pessoas é sempre um problema, enquanto poderíamos resolver tudo sozinhos, certo?

A boa notícia é que há auto massageadores disponíveis no mercado e poderão ser muito úteis no seu tratamento. Um ótimo produto é o Massageador Auto Massagem! Um bom auxiliar nas suas sessões de massagens, principalmente para as costas, que é um dos lugares mais difíceis de sentir relaxamento durante o dia.

Sofrer de ansiedade é realmente muito difícil, principalmente porque se trata de um problema psicológico. Mas isso não quer dizer que não podemos correr atrás da nossa própria felicidade e dar um jeito de diminuir a frequência das visitas desse instinto que insiste em estar ao nosso lado, não é? Sejamos felizes e vivamos o presente!

 

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