0 Item

:(     Ooops!


Seu carrinho ainda está vazio...

Product was successfully added to your shopping cart.

Meus pais envelheceram - Como evitar escaras

como-evitar-escaras

A vida segue e com ela chega a velhice e também alguns problemas surgidos nesse decorrer. Muitas vezes, aqueles que nos cuidaram por uma vida inteira, exigem atenção e cuidados agora.

Alguns idosos, por problemas de saúde, precisam ficar acamados, sem caminhar, sem levantar e com isso, surgem as escaras. E o que seriam elas? Por que acontece?

O que são escaras?

É como se fosse uma úlcera de pressão, onde se observa uma crosta escura ou necrótica, também conhecida como úlcera de decúbito. Essas úlceras de pressão acontecem devido à isquemia por interrupção do sangue em certos locais. E os locais mais afetados, geralmente são as nádegas, os cotovelos, na região sacra, no tronco e também no calcâneo.

Elas se formam proeminentemente, em regiões ósseas que ficam por muito tempo na mesma posição, seja deitado ou sentado.

Como Evitar?

Alguns cuidados são importantes com os idosos que passam muito tempo deitados. Existem alguns produtos que promovem o conforto e uma melhor qualidade de vida aos pacientes acamados. Confira algumas dicas importantes:

  • Mude a cada 2 (duas) horas a posição do paciente. Se o paciente costuma ficar muito tempo de barriga para cima, ajude-o a ficar de lado, intercalando entre o esquerdo e o direito. Inclinar a cabeceira da cama e ir alterando para mais alto ou mais baixo, impedindo que ele fique sempre na mesma posição. Fazê-lo sentar e deitar, nunca muito tempo na mesma posição.
  • Essa mudança deve ser feita continuamente, pois assim, o peso do corpo irá se distribuir para todas as partes, não ficando somente em uma região. Tente deixar as pernas com algo que suporte o peso, mas que não seja incômodo e nem cansativo para o paciente.
  • Dê preferência aos colchões pneumáticos pois seu sistema permite que o paciente nunca fique em uma mesma posição. Trata-se das mais inovadoras e eficientes tecnologias lançadas nos últimos anos.
  • Os colchões tipo caixa de ovo seria uma opção mais em conta pois são mais firmes e confortáveis que os d’água, que não deixam ter tanta mobilidade.
  • Procure não deixar os lençóis enrugados, pois poderão facilitar na formação de escaras. Deixe-os sempre bem esticados.
  • Quanto mais arejado estiver o local, mais fácil de prevenir novas escaras. O excesso de roupas e cobertas poderão prejudicar mais ainda a lesão. As feridas só devem ser cobertas por curativos leves, nada muito quente.
  • As feridas devem ser limpas com água corrente durante o banho ou com soro fisiológico, sempre com movimentos circulares leves, para que não machuque mais ainda e no sentindo de dentro para fora, com pano esterilizado ou gaze, retirando toda aquela pele morta delicadamente.
  • Os panos finos são mais recomendados para essa higienização, pois a gaze, por conter furos, ela pode machucar o local que já está afetado pelas escaras.
  • Faça curativos com frequência para que o local esteja sempre limpo.
  • Caso o médico tenha recomendado, muitas vezes se faz uso de pomadas para que as escaras cicatrizem mais rápido.
  • A pele em volta deve ser sempre bem hidratada para que não haja ressecamentos.
  • Todo paciente bem cuidado e bem alimentado, provavelmente irá melhorar mais rápido.
  • Sempre   fique atento às feridas para que elas não piorem. Caso inflamem, fiquem escuras ou com cheiro forte, procure um médico.

Como Descobrir

Muito fácil notar o aparecimento de lesões. Começa com um leve tom vermelho na região, mas com o passar do tempo a pele poderá sofrer uma forte descamação, até mesmo destruindo esse local, sofrendo assim a exposição dos ossos, em alguns casos. Por isso a importância de um diagnóstico médico para tratar as causas e os efeitos.

A aparência da lesão é bem característica. Nessa fase, poderão ser feitos alguns exames e até mesmo uma biópsia para descartar qualquer outro malefício. Não sendo tratadas, elas poderão aumentar e piorar muito o quadro do paciente.

Sintomas

A pele começa com vermelhidões no local, nesse momento, a pele ainda não foi gravemente afetada. O sinal ocorre quando a pressão no local dura em torno de 30 minutos, isso no máximo. O que em poucas horas vai desaparecendo.

Se a pressão fica contínua e por mais tempo a lesão compromete a pele. Nesse caso, poderá surgir algo parecido com bolhas, é quando se diz que está havendo uma situação de isquemia, nesse estágio, o machucado tende a desaparecer em torno de 3 dias.

Se houver necrose, provavelmente foi devido a uma pressão por mais de 6 horas no local. Muitas vezes a pele fica roxa e, em certos casos, formam-se pequenos nódulos. Se isso acontecer é porque a lesão é bastante grave e o tempo para que melhore será maior, necessitando de um tratamento adequado.

O estágio mais grave é quando ocorre a ulceração. É quando a pressão no local não cessa e lesão vai se aprofundando, destruindo a pele, os músculos e até mesmo os ossos. Onde o tratamento se torna intensivo.

Tratamento

Hoje em dia, existem muitos tipos de tratamento, produtos que promovem bem-estar e saúde, que amenizam os problemas enfrentados por quem passa por essa fase da vida, onde até mesmo a mobilidade se torna bem difícil, portanto, além de um bom tratamento, ainda se pode contar com vários produtos que ajudam nessa fase.

- Como Tratar

  • Basicamente, consiste sempre em uma boa limpeza nas feridas com soro fisiológico, de preferência que seja morno.
  • Se estiver bem avançada, apresentando crosta, um médico deverá ser consultado para retirar essa camada encontra-se dura.
  • Deve-se tomar cuidado para que na hora do curativo os tecidos não sejam removidos, para que não causem mais danos.
  • Em algumas circunstâncias a cirurgia poderá ser considerada um alívio.
  • A escarectomia é a retirada total daquela região que se encontra necrosada.
  • A osteotomia retira algumas lesões ósseas debaixo da escara.

Entretanto, a prevenção ainda é o melhor remédio, além de muito amor e carinho da família para com os seus entes queridos. Se você busca produtos e acessórios que melhoram a qualidade de vida de seus pais, não se esqueça de acessar nosso site oficial e conhecer nossas soluções em Home Care clicando aqui.

Possuímos ampla linha de produtos para Home Care que vão desde colchões anti-escaras, almofadas anti-escaras, curativos, mesas auxiliares, aparelhos de avaliação clínica e muito mais.

Visite uma de nossas lojas físicas em Porto Alegre ou compre pelo telefone através do 4007 2430 (CAPITAIS e Regiões Metropolitanas) e 0800 600 2430 (DEMAIS REGIÕES).

Uma ideia sobre “Meus pais envelheceram - Como evitar escaras”

Deixe uma resposta
CENTRAL DE ATENDIMENTO QUALLYS
Capitais & Regiões Metropolitanas: 4007 2430 | Demais Regiões: 0800 600 2430
Horário de atendimento: Seg à Sex - 9:00 às 18:00h (Televendas e SAC) | Sáb - 9:00 às 13:00h (Televendas)

Preços, Promoções e Condições são exclusivas para o site www.espacoquallys.com.br e para o televendas, podendo sofrer alterações sem prévia notificação. Todos as imagens aqui vinculadas são meramente ilustrativas | Caso tenhas qualquer dúvida a respeito de algum produto, consulte-nos. Matriz: Av. Cristovão Colombo, 1630, Porto Alegre, RS - Tele-Vendas: (51) 3095-0395 | Filial Independência: Av. Independência, 599, Porto Alegre, RS - Tele-Vendas: (51)3737-1039 | Em breve filial Unidade CPAP Caxias do Sul e Santa Maria, Rio Grande do Sul       © 2011-2016 Quallys - Produtos para Qualidade de Vida e Saúde. CNPJ: 15.319.206/0001-56 | IE: 096/3474600