0 Item

:(     Ooops!


Seu carrinho ainda está vazio...

Product was successfully added to your shopping cart.

Triathlon - O que é o esporte? Quais os principais equipamentos úteis aos triatletas.

TriathlonTriathlon é um esporte que teve origem da junção do ciclismo, corrida e natação, iniciou-se nos Estados Unidos e a cada dia, recebe novos adeptos.

No Brasil, o esporte já está bem popular entre os atletas, portanto, é conhecido que assim como acontece em outras modalidades, o ideal é que se utilize os equipamentos específicos para maior segurança e melhor desempenho nas provas.

Normalmente, são três espécies de provas disputadas no triathlon: o Ironman, o Short Triathlon e o Triathlon Olímpico.

O Short Triathlon é uma prova indicada para quem está no começo do esporte, por causa da distância menor a ser percorrida que são 800 metros de natação, 30 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.

No caso do Triathlon Olímpico, ele possui 1500 metros de natação, 10 quilômetros de corrida e 40 quilômetros de ciclismo. O Ironman é sem dúvidas a prova mais exaustiva.

No caso do Ironman, o atleta vai precisar nadar 3,8 quilômetros, pedalar mais 180 quilômetros e correr 42 quilômetros. Podendo ser uma considerada uma etapa de maratona mesmo, em decorrência da enorme dificuldade.

Conhecendo os equipamentos que são úteis aos triatletas.

Mas mesmo sendo um esporte espetacular, seu custo é bastante elevado, já que o custo da bicicleta é alto, dos treinos, das inscrições nas competições, ou seja, tudo isso define o triathlon como sendo um esporte de elite.

Mas, se você deseja somente praticar o esporte para manter uma boa forma física, ter um lugar para nadar e possuir uma bicicleta já resolve o seu problema. Porém, como o triathlon possui três esportes, o atleta dever ter os acessórios que são necessários para cada um deles.

Conheça os equipamentos necessários.

No caso da parte aquática, é preciso além da bermuda e sunga, usar as conhecidas ROUPAS DE BORRACHA ou macaquinhos que são utilizados tanto por homens como por mulheres.

Eles vão ajudar na flutuação e também no deslizamento na água. Os óculos para natação precisam ser confortáveis e devem oferecer um ótimo campo de visão, proporcionado a segurança dos seus olhos durante o nado.

O uso da touca de natação é fundamental, nela deve ter o número do atleta e também vai ajudar caso você tenha muito cabelo, evitando que ele fique no seu rosto durante a prova.

O macaquinho de Triathlon é importante, pois pode ser usado durante a prática das três modalidades, fazendo com que você tenha um excelente desempenho e economize tempo trocando de roupa.

Já na segunda etapa do esporte, a prova de ciclismo, os equipamentos necessários são a bicicleta, garrafinha, sapatilha e o capacete. Uma exigência da Confederação Brasileira de Triathlon é que tanto para esta etapa quanto para a corrida, o competidor precisa estar com o tórax coberto.

As bicicletas precisam ser do modelo speed, elas são adequadas ao peso e a altura do esportista e devem ser leves e confortáveis.

A sapatilha precisa estar atrelada à bicicleta, pois dessa forma consegue auxiliar consideravelmente no desempenho. Com ela, o rendimento é melhor e o atleta obtém alguns milésimos no tempo final.

O capacete vai proteger a cabeça dos atletas caso aconteça os eventuais acidentes, e eles estão sendo exigidos até durante os treinos.

A garrafinha com água ou com o isotônico é algo que precisa estar na lista de equipamentos por ser essencial na hidratação. Além do uso dos óculos, por segurança.

Equipamentos e acessórios para corrida na prova de Triathlon

A corrida, última etapa da prova de triathlon, exige as vestimentas e calçados adequados, pois nessa fase o corpo pode sofrer maiores impactos, principalmente nas articulações dos joelhos e dos tornozelos.

Para ter uma prática segura, é fundamental a escolha do tênis adequado. Ele precisa ser leve e, ao mesmo tempo, ter uma ótima capacidade de amortecimento de impactos, sendo compatível para o pé do atleta.

Os monitores com GPS e frequência cardíaca também são importantes para a segurança do atleta; para evitar "queimadas" e ditar o ritmo individual do atleta.

É recomendado o uso de óculos de sol e também de bonés, mas isso pode ficar a critério do participante.

Outras observações importantes

Alguns atletas sem conhecimento ou recursos para obter os equipamentos certos, utilizam o mesmo calçado tanto para o ciclismo quanto para a corrida.

Porém, é recomendado que a corrida seja executada com um calçado mais leve e específico para o tipo de exercício.

Outro item ideal de segurança para o triatleta é o uso do protetor solar, que tenha um alto fator de proteção UV e UVB, pois as provas são executadas ao ar livre e a incidência dos raios solares é muito intensa.

Encontre todos os equipamentos no site (LINK), lá você pode adquirir seus itens de segurança para a prática de todas as modalidades esportivas.

triathlon é um esporte fantástico cheio de desafios e que exige bastante do atleta e por isso é fundamental que ele utilize os equipamentos adequados.

Deixe uma resposta
CENTRAL DE ATENDIMENTO QUALLYS
Capitais & Regiões Metropolitanas: 4007 2430 | Demais Regiões: 0800 600 2430
Horário de atendimento: Seg à Sex - 9:00 às 18:00h (Televendas e SAC) | Sáb - 9:00 às 13:00h (Televendas)

Preços, Promoções e Condições são exclusivas para o site www.espacoquallys.com.br e para o televendas, podendo sofrer alterações sem prévia notificação. Todos as imagens aqui vinculadas são meramente ilustrativas | Caso tenhas qualquer dúvida a respeito de algum produto, consulte-nos. Matriz: Av. Cristovão Colombo, 1630, Porto Alegre, RS - Tele-Vendas: (51) 3095-0395 | Filial Independência: Av. Independência, 599, Porto Alegre, RS - Tele-Vendas: (51)3737-1039 | Em breve filial Unidade CPAP Caxias do Sul e Santa Maria, Rio Grande do Sul       © 2011-2016 Quallys - Produtos para Qualidade de Vida e Saúde. CNPJ: 15.319.206/0001-56 | IE: 096/3474600